top of page

Pirarucu: lenda, benefícios e preparos


Típico da Amazônia e um dos maiores peixes de água doce do mundo, o pirarucu é uma iguaria das mais apreciadas na região norte do Brasil.

O pirarucu (cientificamente, Arapaima gigas), pode atingir facilmente três metros e mais 200 kg. É um peixe típico da bacia Amazônica, mais precisamente nas áreas de várzea. Conhecido também como o bacalhau da Amazônia, seu nome vem de dois termos tupis: pirá, que significa "peixe" e urucum, que significa "vermelho", devido à cor de sua cauda.

Entre suas características podemos destacar seu grande porte, sua cabeça achatada e ossificada, e seu corpo alongado e escamoso. O pirarucu possui dois aparelhos respiratórios, as brânquias, para a respiração aquática e a bexiga natatória modificada, especializada para funcionar como pulmão, no exercício da respiração aérea, obrigatória principalmente durante a seca. É durante a estiagem que eles formam casais, e reproduzem durante a enchente.

Lenda do Pirarucu

A mitologia indígena traz em sua riqueza a lenda do pirarucu, que reza o seguinte:

Pirarucu era um índio que pertencia a tribo dos Uaiás que habitava as planícies de Lábrea no sudoeste da Amazônia. Ele era um bravo guerreiro mas tinha um coração perverso, mesmo sendo filho de Pindarô, um homem de bom coração e também chefe da tribo.

Pirarucu era cheio de vaidades, egoísmo e excessivamente orgulhoso de seu poder. Um dia, enquanto seu pai fazia uma visita amigável a tribos vizinhas, Pirarucu se aproveitou da ocasião para tomar como refém índios da aldeia e executá-los sem nenhum motivo. Pirarucu também adorava criticar os deuses.

Tupã, o deus dos deuses, observou Pirarucu por um longo tempo, até que cansado daquele comportamento decidiu puni-lo. Tupã chamou Polo e ordenou que ele espalhasse seu mais poderoso relâmpago na área inteira. Ele também chamou Iururaruaçú, a deusa das torrentes, e ordenou que ela provocasse as mais fortes torrentes de chuva sobre Pirarucu, que estava pescando com outros índios as margens do rio Tocantins, não muito longe da aldeia.

O fogo de Tupã foi visto por toda a floresta. Quando Pirarucu percebeu as ondas furiosas do rio e ouviu a voz enraivecida de Tupã, ele somente as ignorou com uma risada e palavras de desprezo. Então Tupã enviou Xandoré, o demônio que odeia os homens, para atirar relâmpagos e trovões sobre Pirarucu, enchendo o ar de luz. Pirarucu tentou escapar, mas enquanto ele corria por entre os galhos das árvores, um relâmpago fulminante enviado por Xandoré, acertou o coração do guerreiro que mesmo assim ainda se recusou a pedir perdão.

Todos aqueles que se encontravam com Pirarucu correram para a selva terrivelmente assustados, enquanto o corpo de Pirarucu, ainda vivo, foi levado para as profundezas do rio Tocantins e transformado em um gigante e escuro peixe. Pirarucu desapareceu nas águas e nunca mais retornou, mas por um longo tempo foi o terror da região.


Benefícios:

O pirarucu é rico em cálcio, ferro, potássio, vitamina D e possui gorduras poli-insaturadas, conhecidas como gorduras boas que são essenciais para a saúde. Com alto teor de ômega 3, o consumo de pirarucu pode acarretar grandes benefícios para a saúde de quem o saboreia, tais como:

  • Ação anti-inflamatória.

  • Fortalecimento do sistema imunológico.

  • Contribuição para uma pele saudável.

  • Auxílio no controle da pressão arterial.

  • Efeito antitrombótico, ou seja, inibe a agregação plaquetária, além de estimular a vasodilatação.

  • Promoção da saúde cardiovascular.

  • Proteção da retina.

  • Melhoramento do desempenho cognitivo.

  • Auxílio no tratamento da depressão.

  • Redução dos níveis de colesterol e triglicérides no sangue.

Preparos:

O bacalhau da Amazônia possui uma carne muito saborosa e diferenciada, além disso ele é bastante acessível e por isso é muito usado no preparo de recheios de salgados assados e também é uma excelente opção para ser servido ensopado na forma de caldeirada ou até mesmo na frito ou assado na brasa. Há também a possibilidade de servir o peixe recheado e assado no forno. Mas, quando se trata do pirarucu, o prato preferido dos amazônidas é, sem dúvidas, o pirarucu de casaca. Os acompanhamentos ficam a critério de quem está preparando o peixe, já que ele harmoniza com quase tudo.


Caldeirada de Pirarucu: é um cozido, ou seja, uma preparação que não passa pelo refogado, cujos componentes básicos são as postas de pirarucu, batatas, cebola, tomate, pimentão e especiarias, além de bananas cozidas.


Assado de forno: torna o alimento mais saudável por não precisar de gordura para cozinhá-lo, seus acompanhamentos principais são batata, cenoura, tomates, e pode ser servido com arroz e farofa.


Pirarucu de casaca: prato típico da Amazônia, recebe um toque especial em cada lugar em que é preparado e servido. É apresentado em camadas, o que faz com que a iguaria exija um pouco mais de atenção na montagem do prato. Seus componentes essenciais são a farinha do uarini, leite de coco, banana-frita, verduras e legumes a gosto e o pirarucu desfiado.


Siga-nos nas redes sociais
  • Facebook B&W
Nenhum tag.
 O amazônia 360° 

 

O homem e o rio são os dois mais ativos agentes da Geografia humana da Amazônia. O rio enchendo a vida do homem de motivações psicológicas, o rio imprimindo à sociedade rumos e tendências, criando tipos característicos na vida regional.

 

Livro: O Rio Comanda a Vida

 

(TOCANTINS, 1972, p.276)

 Procurar por tags
 Posts recentes: 
bottom of page